I Encontro SER EDUCAÇÃO / 2015

SER, EDUCAR, AGIR
4, 5 e 6 de Setembro de 2015, Vila de Soajo - Gerês
Evento no FacebookInscrições no Eeventbrite

No coração do Parque Nacional da Peneda Gerês, na aldeia do Soajo, rodeada de montanhas, florestas e lagoas de água pura, teve lugar o I Encontro Ser EducAção: três dias de encontro para refletir sobre Ser, Educar e Agir.

De forma a contribuir para uma educação integral, consciente, participativa, activa e sustentável foram dinamizados diferentes círculos de partilha e reflexão sobre Educação Libertária, Ensino Doméstico, Permacultura na Educação, Parentalidade entre outros.  Pretendia-se também fornecer ferramentas que pudessem ser usadas individualmente no trabalho com crianças e esclarecer assuntos relacionados com questões legais do sistema educativo. Contámos com a participação do Professor Jacinto Rodrigues que partilhou o trabalho e reflexões sobre Educação do Padre Himalaya, natural desta zona (Cendufe, Arcos de Valdevez).

Consultar Relatório de Transparência 2015: https://movingcause.org/blog/2016/01/16/ser-educacao-relatorio/

Cartaz I Encontro SER EDUCAÇÃO. 4, 5 e 6 de Setembro de 2015, Soajo, Arcos de Valdevez. Design: Nuria Barreiras
Cartaz I Encontro SER EDUCAÇÃO. 4, 5 e 6 de Setembro de 2015, Soajo, Arcos de Valdevez. Design: Nuria Barreiras

Saberes Tradicionais

Pretendemos potenciar os costumes da vila e o seu desenvolvimento local e por isso haverá oficinas de artesanato e saberes tradicionais para míudos e graúdos onde se pretende ir buscar e honrar os conhecimentos dos nossos antepassados, que para além de nos ensinarem a fazer pão, a trabalhar o barro, a tecer e a fiar também nos contavam histórias da terra e ensinavam a brincar com os jogos tradicionais. À noite haverá a possibilidade de participar num ensaio do rancho folclórico local e aprender a dançar o vira do Minho!

Projectos Educativos

No sentido de fortalecer redes de pais, educadores, crianças, impulsionadores de educação, munícipes, comunidade local, serviços e instituições, serão apresentados vários projectos educativos de grande importância. Contaremos com a participação da Rede Educação Viva,  do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, do Movimento de Educação Livre e de diferentes projetos educativos que estão a germinar no Norte do país como O Mundo Somos Nós (Braga), Sementes de Liberdade (Esposende), Os Eres (Leça da Palmeira), Escola Viva (Porto), Casa do Sol (Matosinhos), Gomos da Tangerina (Guimarães). Pretende-se também contribuir para a criação e dinamização de uma comunidade de aprendizagem no Soajo.

Terra das Crianças

Na Terra das Crianças além das oficinas haverá espaço para brincar, criar, relaxar… para crianças dos 0 aos 100!

Expressão Artística e Espiritual

Queremos proporcionar um fim semana libertador, consciencializante, inspirador e unificante e por isso propomos actividades artísticas que dêem aso à criatividade. Vamos brincar com a Casa das Brincadeiras em Construção, expressar-nos através da pintura, dança e teatro. Haverá apresentação de espectáculos de teatro e uma actuação do rancho folclórico local. Os dias começarão com yoga e meditação e faremos caminhadas pela Natureza onde esperamos encontrar inspiração para lançar as sementes de uma Escola de Sonho!

Consulte o Programa detalhado aqui (.pdf).


Este Encontro é promovido pela Associação Moving Cause, projeto Manta do Gato, Projeto agro-ecológico do Soajo e Campo do Gerês e projeto ComUnidade. Dirige-se a todos os pais,crianças, professores, educadores, e comunidade em geral.

O Encontro Ser EducAção conta com o apoio de várias entidades locais: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez, Associação de Pais dos Arcos de Valdevez, Casa das Artes, Centro Social e Paroquial de Soajo, Junta de Freguesia do Soajo, Casa do Povo do Soajo,  Associação Recreativa do Soajo, entre outros. Bem haja a todos!

Inscrições

Entrada por donativo. Inscrições em sereducacao.eventbrite.pt. A sua inscrição é um compromisso. Por favor inscreva-se atempadamente para facilitar o trabalho de logística. Se não puder comparecer por favor cancele a sua inscrição para dar lugar a outra pessoa. Obrigada!

INSCRIÇÕES PARA VOLUNTÁRIOS
INSCRIÇÕES PARA REFEIÇÕES

Mais informações

Os debates e oficinas irão decorrer em diferentes espaços pela aldeia. O ponto de encontro será na Casa do Povo.

Na primeira edição do encontro, uma equipa da Associação o Mundo Somos Nós esteve a preparar refeições vegetarianas no espaço da Casa do Povo onde decorreu parte do evento.