Acantonamento na Montanha

Apoiado pela Moving Cause, através do Movimento Ser EducAção, o Acantonamento na Montanha nasce para darmos continuidade à nossa vontade de trabalhar com as crianças de uma forma autêntica, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem em contacto com a Natureza.

Durante estes dias e noites queremos aprender com a Terra e todos os seres que a habitam, a observar, a escutar, a cuidar e a sentir, para podermos unir a nossa mente às nossas mãos e ao nosso coração e a partir daí criarmos de forma livre e interagirmos de forma cooperante.

Público alvo:

crianças dos 6 anos a jovens de 12 anos

Objectivos:

Físico- motores – que fortaleçam o desenvolvimento físico saudável, criando bem-estar e partilhando a alegria com os outros.

Pedagógicos – que reconheçam as capacidades das crianças e jovens e favoreçam a sua criatividade e expressão artística.

Ecológicos – que exercitem a nossa capacidade de vivermos de forma leve no planeta, reconhecendo a nossa ligação com todos os outros seres.

Os próximos acantonamentos irão decorrer no segundo fim de semana de cada mês ao longo da estação do Outono.

Daremos continuidade à interacção com os 4 elementos Água, Terra, Ar e Fogo, de forma a expandir a nossa ligação e contacto com cada um deles. Cada fim de semana será dedicado a um dos elementos, sendo o Fogo o elemento que nos fará sempre companhia, acompanhando a cor das folhas das árvores no Outono e mantendo o calor e a união do grupo.

  • 12 e 13 de Outubro  –   Água – Dando as boas vindas às águas que chegam depois do Verão, iremos celebrar a chuva que cai, reconhecendo o seu valor no ciclo da vida.
  • 9 e 10 de Novembro –  Terra – Sendo época de recolher e fortalecer as raízes, iremos lançar sementes e plantar árvores.
  • 7 e 8 de Dezembro  –   Ar – Inspirando e expirando, iremos sentir o ar frio do Inverno que se aproxima e perceber que dentro de nós ele aquece.

Estrutura dos dias:

::No primeiro dia de cada encontro – Sábado, aprofundaremos um elemento de várias perspectivas. Observando, explorando, brincando.

::Antes do descanso celebraremos a vida e o convívio cantando à volta da fogueira.

::No segundo dia – Domingo, ligados ao Fogo do coração, depois da prática de yoga matinal, prepararemos uma apresentação e comidinha em conjunto para partilharmos com todos! Convidamos os pais a estarem presentes, por favor avisem.

Sobre o espaço

Tendo as montanhas do Parque Nacional da Peneda Gerês como pano de fundo, encontramos um lugar com as condições necessárias para poder passar estes dias em harmonia com a Natureza. Iremos usar as instalações da antiga escola primária que foi restaurada em Rio de Moinhos, no concelho de Arcos de Valdevez e onde temos as condições ideais para nos deixarmos ir juntos nesta aventura.

Para fazer a inscrição deverá seguir este link.