III Encontro SER EDUCAÇÃO / 2017

A intenção do III Encontro Ser EducAção foi ENRAIZAR.
8, 9 e 10 de Setembro de 2017, Vila de Soajo - Gerês
Evento no Facebook | Álbum de fotografiasInscrições no Eeventbrite

É através da raiz que a planta se consegue fixar ao solo e ir buscar todos os nutrientes que necessita para se desenvolver, para concretizar o seu propósito. Quando tem uma raiz forte, a planta cria resiliência, uma base forte para sobreviver a qualquer desafio que tenha. Este ano queremos nutrir a semente de cada um para que todo o seu potencial possa desabrochar.

Cartaz do III Enconto Ser Educação
Cartaz do III Enconto Ser Educação, 8, 9 e 10 de Setembro de 2017 Vila do Soajo, Parque Nacional da Peneda Gerês

No coração do Parque Nacional da Peneda Gerês, na aldeia do Soajo, rodeada de montanhas, florestas e lagoas de água pura, encontramos o lugar certo para o fazer e por isso este ano vamos valorizar esse contacto. Tendo a Natureza como guia, vamos explorar temas como a Escola da Floresta, onde as crianças constroem conhecimento a partir da interação e exploração da floresta, Mini-compartes, onde o envolvimento das crianças entra na gestão do bem-comum em terrenos baldios, e Educação Ambiental nas Escolas abordando exemplos de escolas onde as crianças são guardiãs de sementes.

Este ano iremos também trabalhar o nosso mundo interior através do Yoga, Mindfulness e da Parentalidade Consciente.

Haverá muito por onde as crianças possam explorar e encantar-se com a Casa das Brincadeiras, tecer as suas próprias mandalas, ir ao encontro de cavalos, rodopiar com o vento e sentir Magia ao Pôr do Sol.

Indo ao encontro das raízes do lugar onde acontece este encontro vamos explorar o passado arqueológico do Mezio e valorizar os saberes locais dos antigos ouvindo contos e lendas da boca de quem as viveu. Vamos também conhecer e trabalhar com a , uma tradição que nesta terra ainda hoje se mantém nas rodas de fiadeiro com cânticos à noite como experimentamos o ano passado.

Iremos conhecer Comunidades de Aprendizagem e modelos educativos de ensino à distância, desejando que cada ser e cada comunidade, no seu lugar, a seu tempo, possa ENRAIZAR.

Este Encontro é promovido pela Associação Moving Cause e dirige-se a todos os pais, crianças, professores, educadores, e comunidade em geral. Conta com o apoio de várias entidades locais: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia do Soajo, Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez, Associação de Pais dos Arcos de Valdevez, Casa das Artes, Centro Social e Paroquial de Soajo, , Casa do Povo do Soajo, Associação Cultural e Desportiva do Soajo, entre outros. Bem haja a todos!

É através da raiz que a planta se consegue fixar ao solo e ir buscar todos os nutrientes que necessita para se desenvolver, para concretizar o seu propósito. Quando tem uma raiz forte, a planta cria resiliência, uma base forte para sobreviver a qualquer desafio que tenha.

Inscrições

O Encontro Ser EducAção é organizado por voluntários que acreditam na necessidade de cultivar uma sociedade mais cooperativa, sustentável e feliz. Este é um Encontro de todos para todos. Para a sua concretização houve um imenso investimento de energia e dedicação por parte da equipa de produção e por todas as pessoas que vêm partilhar os seus saberes nas diferentes oficinas.

Aceitamos e agradecemos que façam donativos. Os donativos serão utilizados para retribuir a todos aqueles que tornaram possível concretizar este Encontro. No caso de excedermos o valor necessário, este será investido em projetos educativos para a Vila do Soajo.

A sua inscrição é um compromisso. Por favor inscreva-se no eventbrite atempadamente para facilitar o trabalho de logística. Se não puder comparecer por favor cancele a sua inscrição para dar lugar a outra pessoa.

Obrigada!