IV Encontro Ser Educação / 2018

7, 8 e 9 de Setembro de 2018, Vila de Soajo – Parque Nacional da Peneda-Gerês

Como diz um ditado africano “é preciso uma aldeia para educar uma criança”, pois o trabalho de educar deve ser partilhado por todos os membros da comunidade que a ela estão ligados. Este ano pretendemos trabalhar e fortalecer laços para que a COMUNIDADE o possa fazer da melhor forma possível. É este o tema do IV Encontro Ser Educação.

Para começar a viagem, vamos deixar que as flautas mágicas do Rao Kyao nos transportem. Depois vamos explorar a Floresta-Escola circundante e experimentar a gestão comunitária de baldios, com o projeto de Mini-compartes. Vamos ter um ciclo de palestras sobre Educação em Transformação onde poderemos conhecer projectos educativos inovadores e inspiradores. Como a Comunicação é um dos grandes desafios que as comunidades encontram, vamos praticar formas de Comunicação Autêntica e vamos partilhar as nossas experiências e vivências através de Oficinas de Rádio, iremos também perceber como mesmo sem palavras Comunicar é um Mimo.

Vamos recordar e valorizar os saberes locais reaprendendo os Jogos Tradicionais que se jogavam por estas serras e dançando com o Rancho das Camponesas de Soajo. Vamos sentir a nossa ligação à terra pondo as mãos no barro e nos tambores nos ateliers de Cerâmica em Família e de Percussão. Haverá ainda sessões de yoga, meditação, culinária e pintura com as Aguarelas da Terra e momentos musicais com o Comboio da Paz e a Banda do Mundo. Para o encerramento, seremos brindados com uma palestra do afamado pedagogo e professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte em Santo Tirso.