A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planeamento e tomadas de decisões.
O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc.
Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões.
Nas Artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis. Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspetos sociais e políticos. Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado.
E finalizando, quando se faz referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo.
A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.
Dinamizador
Joaquim Oliveira. Aprendi a jogar xadrez com 14 anos de idade. Tendo gosto pela atividade, jogava sempre que tinha oportunidade. À cerca de 8 anos frequentei um curso de xadrez para o desporto escolar. Desde então, como professor de matemática, tenho ensinado xadrez e organizado torneios pelas escolas por onde passo.