Xadrez

A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória,concentração, planeamento e tomadas de decisões.

O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes;História; Geografia, além da Ética, etc.

Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões.

Nas Artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila,pintura, técnicas com materiais recicláveis. Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspetos sociais e políticos. Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado.

E finalizando, quando se faz referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo.

A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.

Dinamizador: Joaquim Oliveira

Aprendi a jogar xadrez com 14 anos de idade. Tendo gosto pela atividade, jogava sempre que tinha oportunidade. Há cerca de 8 anos frequentei um curso de xadrez para o desporto escolar. Desde então, como professor de matemática, tenho ensinado xadrez  e organizado torneios pelas escolas por onde passo.