Visão
Um movimento comunitário pela ação e co-criação transformadora na Educação com base no Amor, Sustentabilidade e Respeito pelo Ser .
Missão
Entendemos a Educação como um processo contínuo de relação entre pessoas com os espaços onde vivemos: Casa, Família, Escola, Comunidade. Queremos proporcionar momentos de reflexão, formação e vivências que possibilitem dar mais recursos a todos aqueles que desejam contribuir para a reconstrução de uma nova forma de encararmos a educação e o nosso papel nela.
Participar do movimento de transformação na educação que está a acontecer globalmente e inspirando-nos em metodologias inovadoras e holísticas que procuram formas de enfrentarmos os desafios da Educação actual nos contextos de vida de cada um.
Como Ser EducAção queremos dar o nosso melhor contributo para este processo e desejar que cada vez mais possa apoiar a sociedade a desenvolver-se criando seres humanos livres, conscientes e felizes!
Inspiração
Educação integral
“ A educação integral vê a criança como uma alma em evolução e apoia-a a desenvolver o que há de melhor, mais forte e mais vivo na sua natureza. Contribui para que a criança possa expandir todas as vertentes da sua personalidade e despertar as possibilidades latentes. “
Permacultura nas Escolas
“Através da Arte Educação Ambiental e da Permacultura, a noção de Escola Sustentável é de uma escola que se faz a partir de uma intenção pedagógica no sentido de fomentar a promoção da cultura da vida e da sustentabilidade no espaço escolar. Para isso acreditamos que o processo de construção da escola sustentável passe por 3 dimensões integrativas que são: 1-Dimensão do Design do Espaço Sustentável, 2-Dimensão do Design da Gestão Sustentável e a Dimensão do Design do Currículo Sustentável”
Dragon Dreaming
“Dragon Dreaming é uma ferramenta, uma tecnologia social que tem como objectivo transformar sonhos em realidade, através de uma concretização bem sucedida e sustentável, que nos leva por caminhos de ligação entre o pragmático e o lúdico, o sonho e a reunião de recursos, o fazer e o celebrar.
É uma metodologia que valoriza e capacita todas as vozes envolvidas em cada fase de um projecto – envolvendo os seus próprios sonhos, energia e desejo de crescimento. Apela à consciência de que o Todo é maior que a soma das partes, desafiando-nos a reconhecer e louvar a expressão da sabedoria colectiva.”
Escolas da Floresta
“As primeiras Escolas da Floresta surgiram na Dinamarca, na década de 1950. A educadora Ella Flatau criou o Walking Kindergarten e incluiu uma caminhada diária na natureza no currículo. Em poucos anos, as mães dinamarquesas começaram a organizar jardins de infância com o intuito de levar as crianças do centro de Copenhague para áreas naturais privilegiadas. Ano após ano, crescia o número de escolas infantis na natureza.
Os países escandinavos (Dinamarca, Suécia e Noruega) já têm, em sua cultura, a tradição de estar ao ar livre. Como lá é muito frio, é possível que eles se cansem de ficar em ambientes fechados e aquecidos durante a maior parte do ano e achem melhor se acostumar ou – mais do que isso – desfrutar do clima de cada uma das estações do ano. Em seu vocabulário, eles têm uma palavra que é muito difícil de traduzir – friluftsliv -, que significa um estilo de vida baseado nas experiências de liberdade na natureza e um sentimento de conexão sensível com ela.”
Yoga e Mindfulness com crianças