IV Encontro Ser EducAção Soajo, Gerês
Anúncios

«É preciso uma aldeia para educar uma criança»: Vem aí o IV Encontro Ser EducAção

De 7 a 9 de Setembro, a Vila de Soajo no Parque Nacional da Peneda Gerês volta a ser palco de palestras, oficinas, jogos, vivências e experiências educativas, para miúdos e graúdos de todas as idades. É o já habitual encontro Ser EducAção que abre agora as portas da sua quarta edição, convidando de novo todas e todos a reflectir sobre a escola que desejam ver tornar-se realidade.

Este ano o evento será brindado com uma palestra do afamado pedagogo e professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte em Santo Tirso, e também com um concerto de Rão Kyao, a abrir a programação na Casa do Povo.

Pelo meio não faltarão actividades de exploração de pedagogias alternativas, passando por vários espaços comunitários de Soajo – da Casa do Povo até aos Baldios, passando pela Escola Primária e Centro Social.

Comunidade em foco

Inspirado no provérbio africano «é preciso uma aldeia para educar uma criança», o mote desta quarta edição é a Comunidade. O tema será explorado em frentes diversas e complementares, como explicam as organizadoras do evento da associação Moving Cause:

«Vamos explorar a Floresta-Escola circundante e experimentar a gestão comunitária de baldios, com o projeto de Mini-compartes. Vamos ter um ciclo de palestras sobre Educação em Transformação onde poderemos conhecer projectos educativos inovadores e inspiradores. Como a Comunicação é um dos grandes desafios que as comunidades encontram, vamos praticar formas de Comunicação Autêntica e vamos partilhar as nossas experiências e vivências através de Oficinas de Rádio. Iremos também perceber como mesmo sem palavras Comunicar é um Mimo. Vamos recordar e valorizar os saberes locais reaprendendo os Jogos Tradicionais que se jogavam por estas serras e dançando com o Rancho das Camponesas de Soajo. Vamos sentir a nossa ligação à terra pondo as mãos no barro e nos tambores nos ateliers de Cerâmica em Família e de Percussão

Haverá ainda sessões de yoga, meditação, culinária e pintura com as Aguarelas da Terra e momentos musicais com o Comboio da Paz e a Banda do Mundo.

O encontro é organizado pela associação Moving Cause desde 2015, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Soajo,Centro Social e Paroquial de Soajo, Associação de Compartes dos Baldios de Soajo, Associação Desportiva e Cultural de Soajo, Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez, Casa das Artes, bombas de gasolina BP de Arcos de Valdevez para as deslocações dos convidados, e Soajeiros.

MAIS INFORMAÇÃO
WebsiteProgramaInscrições
Página e Evento no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *